domingo, 15 de agosto de 2010

O leão o guarda-roupa e a feiticeira


Pra quem não leu o livro aí vai o resumo!!!

As Crônicas de Nárnia : O leão, o guarda-roupa e a feiticeira
Era uma vez, quatro crianças que moravam com seus pais em uma cidadezinha, onde a paz de todos estava indo em borá, por causa de uma terrível guerra, Pedro, o mais velho, prometeu a sua mãe que tomaria conta de todos, D. Hellena, pediu a um velho professor, pra tomar conta das crianças.
Quando chegaram lá, a governanta da casa passou um monte de regras para as crianças, coisas que podiam fazer ou não. À noite foram brincar de esconde-esconde, a pedido de Lúcia, a mais nova, Pedro foi contar, enquanto Susana se escondeu dentro de um baú, Edmundo atrás da cortina, Lúcia saiu trás de um bom esconderijo, mas acabou entrando em uma sala vazia, onde só havia um guarda-roupa coberto por um lençol branco, ela tirou o lençol e entrou no guarda-roupa, quando ela se deu conta, estava em um lugar cheio de neve, se assustou viu um ser que era metade homem e metade cabra, ficou com medo e gritou, mais logo ficou amiga do fauno que se chamava-se, Senhor Túminus, O mesmo a levou para sua casa e tomaram chá juntos, até que ele confessou que tinha ordens da feiticeira branca para entregar qualquer criança que eles encontrassem por ali, mais ele não cumpriu a ordem dada, e ajudou Lúcia a voltar para casa.
Quando Lúcia chegou em casa, percebeu que não havia se passado um minuto, mais em Nárnia já era noite. Contou para os irmãos o que ela havia passado, mais ninguém acreditou, pensaram que ela estava ficando louca, mais naquela noite, Lúcia voltou a Nárnia, e Edmundo a seguiu , quando Edmundo viu que Lúcia falava a verdade, começou a chamar pela irmã, mais se calou ao ouvir um tilintar de sinos... Uma carruagem branca, levava uma mulher muito branca, igual a neve, e um anão guiava as renas... A mulher perguntou o que ele era, e deu um liquido para o garoto beber, e comer um pouco de manjar turco, enquanto fazia várias perguntas que pareçam estranhas mais ele não quis saber, a feiticeira falou que queria que ele levasse seus irmãos para sua casa só assim ela daria mais manjar a ele.
Quando Edmundo viu sua irmã no bosque ficou sem graça e os dois foram para casa, Lúcia contente contou a Pedro e a Suzana o que aconteceu em Nárnia, Edmundo falou que nunca tinha ido a lugar nenhum e que Lúcia estava imaginando coisas. Passaram-se dias, ninguém mais tocou no assunto, até que em um certo dia, Edmundo acertou uma bola de basebol na janela, e acabou quebrando o vidro da janela e derrubando um artefato muito antigo. Os quatros correram para o guarda-roupa, e foram para Nárnia chegando lá encontraram um castor que falou que a feiticeira havia levado o senhor Túminus para o seu castelo, só porque ele havia ajudado uma criança, que era a Lúcia, quando Lúcia ouviu isso, começou a chorar... Suzana falou que era melhor irem embora, mas Pedro falou que tinha que ajudar, o castor levou-os para seu dique, lá ele falou que Áslan estava chegando para acabar com a feiticeira, Edmundo saiu sem que todos percebessem, todos ficaram preocupados, quando deram por falta do garoto, mas o castor falou que Edmundo tinha os traído e que ele estava do lado da feiticeira, e tinham que sair dali o, mas rápido possível.
Quando Edmundo chegou ao castelo, viu um monte de estatuas, mas quando ele ia passando pelo portão, um lobo quase o mordeu, mas ele falou que era amigo da feiticeira, ai o lobo o levou até ela, quando chegou lá dentro do castelo, a feiticeira o tratou muito mal, e disse que era para o anão amarrar Edmundo, enquanto ela se preparava para ir ao dique do castor.
Enquanto o castor estava levando os filhos de Eva e Adão para a mesa de pedra para falar com Áslan, o castor levou-os para dentro de um buraco e saiu para ver se a feiticeira estava do lado de fora, mas surpreendeu-se quando viu o papai Noel do lado de fora, olhando para ele, o velho Noel deu presentes para todos, para Lúcia deu um vidro de Eli xis, que curava qualquer ferimento, junto com um punhal, a Suzana deu um arco e flecha, junto com uma trompa, e a Pedro deu uma espada e um escudo, e falou que aquilo era armas e não brinquedos, e que guerras, eram brigas feias, e foi embora.
Quando eles chegaram a grande mesa de pedra viram o grande leão, Áslan que logo perguntou: onde estava Edmundo? e Pedro falou que ele havia os traído, e que precisavam de ajuda. Lúcia e Suzana estavam brincando a beira do rio, quando foram atacadas por dois lobos, um deles morreu na lâmina da espada de Pedro, e o outro fugiu para o lugar onde a feiticeira estava se preparando para matar Edmundo, que foi salvo pelos guerreiros de Áslan.
No dia seguinte, quando as meninas acordaram viram Edmundo falando com Áslan, que disse a todos, que não adiantava falar sobre o que havia passado.
À tarde a feiticeira apareceu para buscar Edmundo, e falou que o sangue dele pertencia a ela, e Áslan tinha que escolher ou o trono ou o menino, Áslan pediu para falar com a feiticeira em particular, quando a feiticeira saiu disse que Áslan não faltasse com a sua palavra, Áslan deu um rugido que fez a feiticeira correr. Á noite estavam acampando em outro lugar, em quanto Áslan saiu escondido em quanto todos dormiam, Lúcia e Suzana seguiram Áslan, mais o mesmo percebeu a presença das duas e falou que quando pedisse para elas pararem elas o obedecessem, depois de poucos minutos de caminhada, ele pediu para que elas se escondessem em alguma moita, e viram Áslan ser humilhado e morto na mesa de pedra, pela feiticeira, que levou seus monstros para lutarem contra Pedro.
Depois de um tempo, as meninas choraram sobre o corpo de Áslan, que sumiu em um piscar de olhos, e quando elas viraram-se de costas sentiram o chão tremer, quando olharam para a mesa de pedra viram Áslan, vivo de novo, que as levou para o castelo da feiticeira, e fez as estatuas voltarem ao normal, principalmente a do senhor Túminus, que foram para a guerra, lá Pedro estava desesperado, pois Edmundo estava muito ferido.
Áslan arrancou a cabeça da feiticeira com uma só mordida, e Lúcia curou todos os feridos com o Eli xis que ganhara do Papai Noel, no entardecer eles passaram pela cerimônia em que todos os quatro tornaram-se reis erainhas de Nárnia, quando o tempo se passou e eles já eram adultos foram caçar o veado branco, que se pego, concederia qualquer desejo, mas os cavalos logo se cansaram, os reis e rainhas e seguiram a pé, até que chegaram a um lampião, Lúcia correu na frente pra ver o que era, e passaram todos por um caminho estreito não sentiam mas as arvores e sim casacos quando deram conta estavam do lado de fora do guarda-roupa e crianças novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário